#CriasdaAcademia: em busca de espaço, o driblador Wesley retorna ao Verdão
Logo após a chegada do treinador Vanderlei Luxemburgo, a diretoria do Palmeiras anunciou mais um garoto que integrará o elenco de 2020. O sétimo nome anunciado foi o do atacante Wesley, de 20 anos, que estava emprestado ao Vitória desde maio.
O jovem não vinha sendo citado na relação daqueles que foram formados no Verdão e serão promovidos para o elenco profissional com Vanderlei Luxemburgo. Ele se junta a Esteves, Gabriel Menino, Patrick de Paula, Alanzinho, Angulo e Veron, que também serão utilizados. Vale ressaltar que além dos sete nomes, voltam de empréstimo também Vinicius Silvestre, Pedrão e Artur — todos crias da base alviverde.
Rápido, habilidoso e com um bom chute de longa distância, Wesley consegue se adaptar a vários estilos diferentes de jogo. Nas mãos de Wesley Carvalho durante sua passagem pelo sub-20 alviverde, o atacante foi uma espécie de curinga, atuando tanto no flanco direito quanto no esquerdo, além de fazer em algumas ocasiões a função de falso nove.
Para exemplificar melhor o seu posicionamento, trouxemos o heatmap de Wesley na Série B de 2019.
Seu principal recurso é ser agudo, driblador, que chega à linha de fundo. Na Série B, Wesley foi o segundo maior driblador da competição. Segundo o site de análises Footstats, foram 68 tentativas de dribles com 50 acertos — ficando apenas atrás de Claudinho, destaque do Bragantino, que executou 55.
No entanto a individualidade de Wesley nem sempre funciona. O atacante tem média de 6.6 bolas perdidas por jogo, sétima pior média da competição entre jogadores com mais de dez jogos.
Além da velocidade, o ponta liderou o número de finalizações do time baiano. Foram 65 arremates, sendo 29 no alvo. Somente o artilheiro rubro negro Jordy Caicedo tem um aproveitamento melhor do que o jovem. Em sua passagem Wesley deixará uma saldo de cinco gols, três assistências para gol, duas grandes chances criadas, seis perdidas, além de 15 assistências para finalização.
Para conseguir perceber tais virtudes, veja esses dois lances:
Entretanto ainda existem fundamentos para evoluir. Em diversos momentos da temporada foi criticado pela tomada de decisões. Comum em jogadores recém promovidos das categorias de base, por muitas vezes o camisa 99 não conseguiu progredir as jogadas, optando pelo caminho mais complicado.
No Palmeiras desde 2016 (Sub-17), o extremo nem sempre foi titular, alternando entre os 11 iniciais e o banco de suplentes, como uma espécie de décimo segundo jogador. Uma de suas características foi sempre aparecer nos momentos de decisão. Foi peça importante na Copa do Brasil Sub-20 em 2019 além de fazer gols nos dois jogos da final do Brasileirão de 2018 contra o Vitória. Após um dos gols, o atacante provocou a torcida do leão e causou uma briga generalizada dentro do campo.
No atual elenco do Palmeiras, Wesley vai disputar vaga direta com Iván Angulo. Ambos apresentam características semelhantes de profundidade e estilo de jogo. Artur, repatriado do Bahia, também em alguns momentos tem características similares. Já no atual elenco da base, o jovem Marcelinho de 17 anos é quem faz a função. Recém-chegado do Novorizontino, o jovem vem se destacando nos últimos jogos.
Veja agora lances de Wesley:
Por: André Galassi